“Let me tell you
something about house music. It’s not just a groove; house is a feeling…”
Muita gente acha que House Music é coisa de Playboy e ou conhece House só por músicas da
Azealia Banks, Clean Bandit, Daft Punk
ou sei lá, das vinhetas do Amauri Jr ,
Mas a verdade é que a origem da House Music é underground, negra e
gay! A House Music é o som do amor,som que democratizou a pista de dança e redefiniu
a noção sobre música.
Hoje vamos
contar um pouquinho da história do House e citar alguns nomes importantes na criação
desse som!
Vamos
começar pelo Boicote a DISCO MUSIC!(Que se mostrou mais uma demonstração de
ódio racial)
É fim dos anos 70 e mais do que nunca Nova York estava explodindo de variedade
étnica e cultural, tava acontecendo muita coisa! O movimento de direitos civis
tava crescendo muito com o partido Black Panther e o movimento black power em
evidência e a Disco Music também tava no seu ápice depois do filme “Nos Embalos
de Sábado a Noite” estrelado por John Travolta que foi uma febre!
18 meses depois do lançamento do filme, em 1979, Steve Dhal,um
humorista e personalidade do rádio, promoveu a “Disco Demolition Night” no intervalo do jogo de baseball entre Sox e
Detroit Tiger (um jogo importante e cheeeio de pessoas).Ele e milhares de
pessoas DESTRUIRAM “discos de Disco Music”(leia se discos de música negra), era
um protesto Anti “Disco”(troque apalavra
disco por música negra) uma demonstração de ódio em um estádio lotado!
Olha só, Vince Lawrence (que a gente vai te apresentar ) que por coincidência estava comprando seu primeiro Sintetizador numa loja de Discos no mesmo dia fala do que ele presenciou no dia no documentário “Pump Up The Volume”:
Olha só, Vince Lawrence (que a gente vai te apresentar ) que por coincidência estava comprando seu primeiro Sintetizador numa loja de Discos no mesmo dia fala do que ele presenciou no dia no documentário “Pump Up The Volume”:
“Era mais sobre destruir
discos de artistas negros, do que você sabe, destruir a Disco...O que
notei nos portões era que as pessoas traziam discos, alguns daqueles discos
eram de Disco Music que eu achava até bons, mas alguns eram só de música negra,
não eram Disco Music, eram RnB, e eu não deveria levar isso em consideração pra
entender a real intenção daquelas pessoas,
eu sei que ninguém trazia disco do Metallica por engano, talvez trariam Marvin
Gaye que não era Disco music e o cara aceitou, eles explodiram junto com os discos
da Donna Summer e Anita Ward, então pareceu bem racial pra mim.”
Seguindo essa observação o narrador do doc fala: “ Muito
negro e muito Gay pra América a Disco Music deixou de ser moda tão rápido
quanto surgiu.” Naquela pilha de discos,haviam discos de rock,de R&b,e de
muitos outros ritmos que eles aceitaram explodir junto,todos disco de artistas
negros,nenhum disco de artistas brancos foi levado lá pra ser explodido...
entendeu né? Steve ajudou,e muito no boicote à Disco Music.
Abaixo do chão... tão perto do céu!
O nosso amado House Music nasceu em clubes underground em
Chicago e suas raízes estão fincadíssimas na cultura LGBTQ afro-americana! Os clubes como o Warehouse,
The Power Plant e Paradise Garage eram lugares onde grupos marginalizados pela
sociedade podiam se encontrar, se
divertir e se sentir bem ,e a música era paixão compartilhada por todos!
O House music teve a
habilidade de juntar pessoas de culturas diferentes, foi um dos ritmos que ajudou a democratizar a
pista de dança, um gênero importantíssimo que representa e marca um momento da
historia dos EUA... A Cultura evoluiu da disco music e haviam muitos DJs na época
procurando impulsionar as melodias funk com mais energia e até mais peso, um
som mais pra frente sabe? Com essa influência foi se revelando uma batida de
4/4 que se tornaria o ritmo básico do gênero, a base.


Nos anos 70, muitos
latinos negros e africanos imigrantes estavam
em NY e a cultura negra estava tendo uma ascensão no Mainstream, mas
esses grupos ainda eram muito marginalizados e super pobres...
nos anos 70 o jornal New York Times reportou que 311,864 pessoas negras
viviam em áreas de pobreza, numero que depois avançaria pra 452,030 mil. A comunidade
gay estava lutando por liberação,e a desigualdade social gritava muito mais do
que agora! E foram justamente esses grupos fudidos pela sociedade que deram
inicio a cena underground incluindo o House
Music, que só seria reconhecida pelo mundo mais tarde.
Em 77 o Produtor
Robert Williams traz de NY o jovem DJ Frankie
Knuckles pra tocar no seu novo Club,o “The Warehouse” em Chicago. Robert queria trazer a energia, beleza
e cultura da cena Gay Negra de Nova York pra Chicago,Frankie acabou sendo fundamental
no desenvolvimento da House Music, é
considerado o “Pai”do bagulho!


A essência do som do
House veio dele juntamente com Jesse
Saunders, que é creditado com a produção da primeira faixa original de House.
Nascido e crescido em Nova York antes de se mudar para Chicago, Knuckles deixou sua infuência na cultura da dance
music pencas. O set dele era UNDERGROUND e ele era intocável pelo seu estilo
incomparável, tocava clássicos!


Colado em Chicago, ele encontrou seu caminho
na recém-criada casa Warehouse e
rapidamente se estabeleceu lá como DJ
residente. O Publico da WareHouse eram pouquíssimas mulheres e praticamente
exclusivamente homens negros gays.
Logo a warehouse ganharia força na cena e os Heterossexuais
e brancos começariam a frequentar pela
fama do lugar, Inclusive o Nome “House Music” nasceu porque as pessoas iam nas
lojas de discos e pediam as musicas que tocavam na WareHouse, e ai mais tarde
começavam a abreviar e pedir House
Music... louco né!
"The Whistle Song", "Rain Falls"
e "Workout", são algumas das produções emblemáticas de Knuckles e são reconhecidas
pela sua grande influência e poder até hoje! você que tem mais de 20 ou é
pesquisador de música provavelmente já
ouviu “The Wistle song” ... ou não, né kkkkk
Se nunca ouviu, essa é sua chance:
Olha só, o primeiro Disco prensado de vinil de House Music
foi do Jesse, e por isso ele tem o crédito de ter feito o primeiro som...porém
ele não foi a primeira estrela do House!


Jamie Principle , o Primeiro Artista que fez
um Hit de House, o fez em 1984 com a Demo da Música “Your Love” que na época se
espalhou rapidamente pelas ruas.As demos mal pareciam ser feitas por um menino
que tinha país tão rígidos que não podia
nem frequentar as baladas que a própria música dele tava tocando! Ele nem era
inserido na cena, não ia nas festas ficava no seu quarto fazendo música.Ele fez
a música “Your Love” pra uma namoradinha
e acabou virando o primeiro Hit de House que realmente “viralizou” (ta ai um
incentivo pra quem vive na mesma situação,você também pode ser o que quiser!).AAAH!
essa demo foi rejeitada por todas as gravadoras que ele mandou, mais a rua,que
é quem importa né colega? E foi ela que abraçou o menino que virou história e o som virou hino mesmo sem estar prensada em
vinil! (outro incentivo pra você que ouviu um ou vários nãos,ou que não tem
quem acredite nos seus sonhos.Como diz o outro,você é único representante do
seu sonho na terra né? Tem que acreditar!) A fita cassete foi divulgada no boca
boca,passada de mão em mão até estourar em todas as quebradas...aaaah, o poder
da música <3
Esse foi tipo o ano
zero da evolução da House Music...um marco! Ali parava-se de samplear Disco Music.




Ai depois vem o
Jesse Saunders, que ajudou
a inspirar o movimento em Chicago em meados dos anos 80.Quando "On and
On" foi lançada em 1984 (O pai do Vince Lawrence que também produzia tinha
uma fábrica de disco, e eles prensaram os discos da On and On) a faixa virou hit,e a Dance Music estava migrando
da influência da Disco Music pra um som
mais pesado, mais sujo.... do Jeito que o Jesse Saunders fazia. Talentoso não só no estúdio, Saunders guiava a House Music em mais de uma maneira! Abrindo
sua própria boate, o Playground, um espaço que batia de frente com a fama do
Warehouse of Knuckles é onde
ele exercitaria sua visão artística e a
faria crescer, apresentando vários sons originais que se estabeleceriam e seriam base para a House Music do futuro. Discos
House épicos produzidos por Saunders incluem ‘Funk U Up’, ‘Real Love’, ‘Love Can't Turn
Around’ e ‘Dum Dum’.
LARRY LEVAN
Conhecido principalmente por seus sets ecléticos durante a era da Disco, a influência de Larry
Levan na house music e na cultura DJ ajudou a cena a florescer em Nova York,
Ele era amigo íntimo de Frankie Knuckles e os dois aprenderam a discotecar
juntos com o Nicky Siano, o dono da lendária discoteca The Gallery . A habilidade
de Levan nos toca discos chamou a atenção de David Mancuso, do The Loft (um
cara incrível,percussor das pistas de dance music que frankie e Larry eram
fãs,e o the loft era inicialmente festas que ele fazia em casa pra pagar o
aluguel,com muito respeito e amor a música e democratização social na
pista,pista onde pessoas choravam com as lindas músicas,pesquisem sobre o the
loft rapa!) , que deu pra ele residência
no icônico pico Paradise Garage, em Nova York. A carreira de Levan deu uma
caída pela dependência nas drogas por um tempo, mas ele retornou nos anos
90 quando viajou para Londres para se apresentar no clube Ministry of Sound.
Ele passaria um longo tempo lá e ajudou a sintonizar e concretizar o sistema de
som do MoS. O co-fundador da MoS, Justin Berkmann, já falou sobre a importância
de Levan para a dance music:
“Cada geração e
indústria tem seus gênios aparentemente divinamente inspirados. Galileu, Picasso,
Gaudí, Jobs.Eu acredito que Levan é
digno de ser adicionado a essa lista. Ele não inventou nada particularmente,
mas seu modus operandi influenciou uma geração de DJs. ”
RON HARDY
Frankie Knuckles saiu do Warehouse, mais tarde renomeado para
The Muzic Box (porque eles quiseram mudar esse nome icônico eu não sei),e Ron Hardy substituiu ele e mudou todo o modus
operandi musical do pico,e isso teve um impacto profundo na House Music.
Na brisa de heroína
ele tocava discos a uma velocidade muito
mais rapida do que os outros que vieram
antes dele, porque na onda da droga ele achava que o som tava devagar e isso
influenciou os sons mais agitados da House Music anos depois! ele era o rei da pista, ele não faltava, se
ele não fosse ninguém ia, todo mundo ia pra ver seu tio! o pessoal pirava nele
que sempre tocava a musica BEM ALTA! ele
mantinha as pessoas dançando por noites inteiras e as pessoas o veneravam. A experimentação
de DJ foi iniciada por Hardy, que manipulará os discos ao seu gosto, algo que o
pessoal não fazia muito naquela época. Seus sets eram mais difíceis do que os
de seus colegas e com isso em mente DJ Pierre,cara que ajudou a criar o Acid House, deu a Hardy a
primeira faixa “Phuture”, do projeto apelidado de "Acid Tracks", que
também tinha texturas diferentes das versões anteriores e é considerada o
primeiro disco de House Acid.
Hardy infelizmente morreu devido ao vício em
heroína, mas o seu legado e sua inovação como DJ inspirou e inspira muitos djs
até hoje.
LARRY HEARD (deep house)
Larry Heard,dj músico e produtor nascido no Memphis -Tenesse
é o pai da Deep House, um subgênero do house que mistura o chicago house com
jazz e funk e tem na sua conta hits atemporais como "Can You Feel
It?", "Mystery of Love", "Closer" e "Bring Down
the Walls" . Ele era um visionário musical que tinha seu jeitinho de nos
entregar um trampo suave e emotivo. Com uma cara de jazz, Heard misturou ritmos
com o qual ele nasceu com raízes mais cheias de alma. Em uma entrevista, ele
contou como era seu processo criativo:
"Algumas pessoas podem ter toda uma multidão de pessoas
ao seu redor, mais isso simplesmente não funciona para mim. Preciso de um lugar
calmo e como tudo soa depois vem disso
".
Larry Heard teve vários apelidos durante sua carreira,
incluindo Fingers Inc., Mr. Fingers, The It, House Factors, Trio Zero,
Loosefingers e Fingers. A maior parte da obra dele foi lançada pelo seu selo,
Alleviated Records.
Jungle Brothers foram
os caras que fundiram o Rap com o Jazz e a house e o primeiro grupo de Hip Hop
a colaborar com um produtor de House. O primeiro álbum deles “Straight of the
Jungle” em Julho de 1988 o Single Hip-House deles chamado “I’ll House You” foi
o primeiro de Hip House que não era de
Chicago e ajudou a mudar a sonoridade do Hip Hop e da Dance Music,por causa
deles meus amigos,que ganhamos de presente a sonoridade de De La Soul e A Tribe
Called Quest por exemplo... A música é demaissssssssss
.
UNIVERSAL!
Em 86 a house ja tava bombando em londres e Ibiza, alias, os
artistas de House ficaram chocados quando descobriram o tanto que as pessoas
gostavam de house nesses lugares.A música deles tavam a milhão nas paradas de
sucesso do Reino Unido, e o House e
todas as suas vertentes eram adoradas nesses lugares!
E essa é mais uma breve história do nosso povo,que mais uma
vez extraiu arte e amor da adversidade,diferença social e ódio racial... Nossa
existência preta é arte meus amigos! :’)
As pessoas pra citar são muitas mas aqui a gente quis
abreviar a história,
pra terminar eu vou deixar vocês com esse som que AMAMOS do
Black Box e a Clássica Gypsy Woman da Crystal Waters..
https://www.youtube.com/watch?v=18N2k1TBBRE
https://www.youtube.com/watch?v=_KztNIg4cvE
como posso amar tanto saber sobre isso ? amo vcs!!!
ResponderExcluir