Traduzir

Direitos e deveres em uma abordagem policial. Porque você jovem,preto e favelado tem que saber!

Eai homies !!!! Muito tempo não é mesmo? Quem acompanha o blog sabe um pouco do nosso corre,sabe que que a nossa vida de pobre louca é complicada! Continuamos sem internet o que dificulta muito na nossa pesquisa pras matérias e estávamos sem notebook. Graças a um leitor do blog incrível,FERNANDO CANONICO CAMPOS, que nos emprestou um, e a quem dedicamos esse post inclusive, pudemos trabalhar as pautas que achamos importantes e soltar esse material... Fernando, você é foda! Muito Obrigada! Graças ao Fernando e a todos vocês resistimos! Dessa vez faremos um pouquinho diferente...vamos soltar o post em duas partes por dois motivos! 1 a gente fala pacas e ficaria muita coisa pra vocês digerirem de uma vez, e 2 pra uma pauta não abafar a importância da outra. Porém, já vamos apresentando pra vocês saberem whats really poppin! Vamô! Sem muitas delongas, vamos apresentar as pautas!

  OS EDITORIAIS,A MISCIGENAÇÃO,AS ABORDAGENS POLICIAIS E O LUIS GAMA
@raquelbressanini
@carolagonzales Make: @vanessa_barone

      Os Editoriais caseiros que vocês já conhecem,dessa vez foram elaborados na casa de cada uma das fotógrafas. Os ensaios dessa matéria ficaram por conta de Carola Gonzales (@carolagonzales) e Raquel Bressanini (@raquelbressanini). Elas estarão na segunda parte do post mas a gente vai soltar uma prévia pra vcs irem entrando no mood!


     Agora, o que a miscigenação, as abordagens policiais e luis gama tem em comum?

Esses três assuntos esbarraram pela gente nas últimas semanas.

    Inicialmente íamos falar sobre a história do Luis Gama, da qual já conhecíamos por cima mais que só roubou totalmente nossa atenção por causa de uma conversa que tivemos com nosso amigo, historiador e Mc pesado que por nos ensinar sempre muito sobre nossa ancestralidade e compartilhar sua sabedoria de vida conosco hoje consideramos nosso padrinho, Marcelo Ruberval (Mc who?)... O Who conhece muito sobre o cara, e no meio das conversas e pesquisas ele mostrou o lado poético e satírico que não conhecíamos do Preto que nasceu livre, mas aos 10 anos de idade foi vendido pelo seu pai branco de família portuguesa e importante pra pagar uma dívida de jogo, foi analfabeto até os 17 anos de idade e se tornou advogado autodidata, escritor sinistro e abolicionista pesado.
     
       

         





















      Há alguns dias, a Tracie junto com as meninas do mpif’ e nosso irmão, tomaram um enquadro na praça Roosevelt, obviamente por estarem sentadas conversando de forma suspeita (sentados sendo negros rs).

   Minha irmã gravou o áudio da abordagem, onde os policiais chamam meu irmão de “pau no cú” quando ele questiona se é proibido estar sentado conversando, outros gritam pra caralho com as meninas e as tratam daquele jeitinho que a gente que é favelado conhece...

 em um trecho o policial pergunta o nome da Tracie...
Ela responde perguntando o nome dele e questionando por que ele não está com identificação... o policial da risada e responde;
 -Eu me indentifico pela minha farda filha

A tracie se recusa a dar o nome dela e explica que é favelada e já sabe como esse negócio funciona;

-Se você me zuar como eu te denuncio? A gente já sabe que isso é pra vocês poderem esculachar nóiz e a gente nem ter pra trocar!! Eu sei dos meus direitos!


Enfim, a abordagem foi longa e abusiva como sempre... Refletimos sobre e paramos pra pensar que na maioria das vezes, somos esculachados aqui na quebrada por não saber dos nossos direitos e por agir como se estivéssemos errados, mesmo que não estejamos fazendo nada ilegal......

Já ouvi muito de amigos “ah, mas também, eu tava de noite na rua” (?????????)
 
   Outro amigo que foi abordado num domingo de sol sentado no portão de casa, teve que ouvir do policia

“Eu não tenho culpa que você mora na favela!!!”... Ele falou isso por que todos os vizinhos revoltados foram vistoriar de perto a abordagem... com a pressão ele soltou essa pérola, que nada mais é do que o pensamento não só de um pm, mas de toda uma instituição ....

RACISMO INSTITUCIONAL!!!!! RACISMO PREGADO!!!!

Logo em seguida tivemos a noticia de que o senhor das chacinas,o senhor Alexandre de Moraes,antes secretário de segurança pública de São Paulo tinha virado ministro da justiça, parte da secretaria de direitos humanos. Alexandre de Moraes carrega no peito como responsável da policia militar de São Paulo as chacinas de Mogi das cruzes,Vila Jacui,Jaçana,quadra do Pavilhão nove,Jardim São Luiz,Barueri e Osasco...
Ele comandou presencialmente também dia 2 de maio uma operação ilegal da força tática da policia militar contra estudantes no centro Paulo Souza,que ocuparam o prédio em protesto a máfia da merenda do governo Alckimin.
   
          Ele é claro ,é amigo de Temer e braço de Alckimin... Inclusive também comandou presencialmente a invasão a sede da Gaviões da fiel,acreditamos que por pura coincidência eles escolheram o dia em que a torcida faria um protesto contra o Alckimin no Anhangabaú.Eles Recolheram todas as faixas e materias que seriam usado no protesto
.

Temos a triste impressão de que precisaremos dessas informações mais ainda.



      Numa das conversas com minha amiga inteligentíssima Aniele (@sereiani),ela estava contando que estava estudando sobre miscigenação e pra transbordar o que ela tinha aprendido, escolheu como primeira vítima sua mãe, rsrs. “-Mãe, você gosta do Brasil? -Gosto filha, o Brasil é lindo! -Por quê você acha o Brasil LINDO?? -Ah, a miscigenação, a miscigenação é linda!!!
-Não mãe, a miscigenação não é linda. Eu em outra vida não amei um homem branco, eu fui forcada a me deitar com ele... Nós pretas e índias Fomos estupradas, e por várias vezes torturadas e mortas pelos senhores contrariados e sinhás ciumentas...”

Acrescentando aqui, sem contar quantas escravas cometeram suicídio, se mutilaram com a finalidade de ficarem “indesejáveis”, se submeteram a abortos, se negando a ter um filho que foi fruto de uma relação forcada e nada amorosa...
Recentemente vimos também alguns posts nas redes sociais de gente romantizando a miscigenação, achando que todo mundo se amou e acabou nessa mistura bonita que é o Brasil... Tsc, tsc . Esse assunto é muito importante e teve que virar pauta!


So here we goin...

DIREITOS E DEVERES NUMA ABORDAGEM POLICIAL. POR QUÊ VOCÊ, JOVEM E FAVELADO,TEM QUE SABER!

     Olha, tivemos a idéia de transformar em pauta do blog esse assunto depois de um enquadro que a Tracie tomou... Achávamos importante correr atrás de algumas estatísticas, apesar de óbvio e escancarado o abuso da policia militar e a “preferência” que eles tem aos jovens negros, Queriamos comprovar com números e salientar de forma que chamasse a atenção pra esse problema gravíssimo que é o genocídio da nossa juventude negra. Confesso que foi mais difícil do que pensei.
Entre os casos de assassinato frio e as estatísticas estarrecedoras, chorei muito, pensei muito, me desesperei muito, e não é pra menos...

 Separamos alguns dados sem ordem de importância por quê todos eles são igualmente importantes, ai vão alguns números:

  ESTATISTICAS

 Homens negros jovens são o alvo principal da policia militar. Segundo a pesquisa do Gevac (Grupo de estudos sobre violência e administração de conflitos) a mortalidade é pelo menos 3 vezes maior do que a de brancos.


SOMOS TODOS SUSPRETOS
Infelizmente, quem é favelado já esta “familiarizado” com essa parada de chacina, e quem não presenciou alguma com certeza sabe de mais de uma história contada pelos mais velhos... fulano que estava em algum bar onde chegaram homens encapuzados atirando em todo mundo, alguém que estava sentada no portão de casa, ou na esquina com os amigos e foram surpreendidos pelos tais homens de touca ninja, muitas vezes de bota também, similar a dos pms! A mesma se pá...

 * Em agosto do ano passado, numa só madrugada,23 pessoas, desarmadas, que simplesmente estavam fora de casa foram assassinadas em Osasco e Barueri... 1 policial ficou detido sob suspeita. Um mês depois, 4 entregadores de pizza foram assassinados em carapicuiba... novamente 1 policial ficou detido...claro, sob suspeita.

     * Entre 2009 e 2011,de 939 ações policiais analisadas, pode se constatar que 61% dos mortos pela mão da pm eram negros.

 DOIS A CADA TRÊS DOS QUE TINHAM ENTRE 15 E 19 ANOS E FORAM ASSASINADOS PELA POLICIA MILITAR ERAM NEGROS. DO TOTAL,57% DELAS TINHAM MENOS DE 24 ANOS.

 
    ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE PELA MAIORIA DA POPULACAO SER NEGRA,O NÚMERO DE MORTOS É AUTOMATICAMENTE MAIOR...SÓ QUE,MY HOMIES,O ESTADO DE SÃO PAULO POSSUI APENAS 30% DE NEGROS (DECLARADOS) ENTÃO... QUAL É A DESCULPA?

 * 82 jovens entre 16 e 29 anos a cada 24 horas. Essa é a média de jovens mortos. Entre eles, 93% são do sexo masculino e 77% são negros Num levantamento concentrado na zona norte do Rio de janeiro foi apontado entre 2010 e 2013 que 99,5% das vitimas de violência policial eram homens,80% negros e 75% tinham entre 15 e 29 anos.

* Na década de 90, a média era de 4 mortos pela pm de São Paulo por dia. Em 2012, 1.890 pessoas morreram durante operações policiais no Brasil, uma média de 5 mortes por dia. Em 2013, cerca de 424 pessoas foram mortas pela polícia no estado do Rio de Janeiro... Nos primeiros seis meses de 2014, 285 pessoas foram mortas pela polícia no estado. Estima-se que o ano de 2015 teria terminado com cerca de 570 mortes pela polícia do Rio.


      Um fato interessante das pesquisas que fizemos é que os homicídios dolosos reduziram cerca de 65% entre 2000 e 2010,já as mortes provocadas pela policia não apresentaram quedas significantes! Na verdade elas oscilam entre queda e aumento, é estimada uma média de 550 mortes por ano.


 O Mapa da Violência de 2014 da Unesco mostra que há uma queda de 32,3% no número de homicídios de jovens brancos, enquanto o percentual de homicídios de jovens negros cresceu na mesma proporção, com um aumento de 32,4%.

 Outro fato é que o número de mortos pela pm de São Paulo caiu depois do massagre do Carandiru, em 1992,onde 111 presos foram mortos. Naquele ano, pasmem ou não, foram registradas 1400 mortes na mão da policia militar. Me pergunto quantos por cento era favelado...Mais um fato curioso mas não surpreendente, pelo menos pra mim que desconhecia a trajetória da pm, é que ela foi consolidada no período da ditadura, criada com o intuito de defender o estado de “seus inimigos”...

 Essas mortes não podem ser justificadas como acidentais, serem relacionadas com a proteção a vida de outros civis ou como resposta da violência dos alvos, ou melhor,” suspeitos”... Se fosse pra seguir essa lógica, o número de policiais mortos deveriam aumentar, o que não é o caso... e os dados deixam claro de que eles usam de uma violência desproporcional, colocando na verdade mais em risco a vida do cidadão .A diferença entre mortes de civis e policiais é gritantemente desproporcional...

 *A maior parte das pessoas vai presa sem ter cometido um crime violento, ou seja, sem histórico de violência ou vínculo com o crime organizado, Coincidentemente a maior parte dos jovens negros assassinados pela policia militar também são acusados de delitos ‘’pequenos’’ quando comparados a crimes letais.
40% da população carcerária está em prisão provisória, ou seja, nem sequer passaram por um julgamento. A maior parte das pessoas estatisticamente seria inocentada ou prestaria trabalho comunitário. Isso mostra o grau de injustiça e perversidade contido no sistema. Fonte: carta capital.

  SISTEMA SELETIVO!!!

*ENTRE 2003 E 2009, NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, A POLÍCIA MATOU MAIS DE 11.000 PESSOAS DURANTE DETENÇÕES.NOS ESTADOS UNIDOS INTEIRO, FORAM RELATADAS CERCA DE 4,800 MORTES DURANTE DETENÇÕES NA MESMA ÉPOCA.
SEGUNDO O RELATÓRIO DA ANISTIA INTERNACIONAL,A PM ATIRA EM PESSOAS QUE JÁ SE RENDERAM,QUE JÁ ESTÃO FERIDAS E SEM ANTES DAR UMA ADVERTENCIA DANDO A CHANCE QUE O SUSPRETO SE ENTREGUE.

 
 
       De uns tempos pra cá, todos nós presenciamos uma maior inclusão social, onde a classe c tem mais possibilidades e uma distribuição de renda melhor no qual o jovem pobre tem mais acesso ao ensino superior e outras paradas que antigamente eram praticamente excluvidade das classes média e alta... a lógica era a taxa de homicídio de pobres e pretos cair certo?
 Errado!
 Não na matemática da policia militar institucionalmente racista de São Paulo. Eles cuidam pessoalmente pra que esse número não caia...Não somos nós, e sim os números que estão dizendo.
   1,6% dos autos investigados sobre assassinatos cometidos por policiais viram inquérito policial, a maioria deles nunca é punida. A Anistia internacional acompanhou 220 investigações sobre mortes causadas por policiais de 2011 a 2015. EM 4 ANOS? APENAS UM POLICIAL FOI FORMALMENTE ACUSADO PELA JUSTICA.DESSES 220,183 INVESTIGACOES AINDA NÃO TINHAM SIDO CONCLUIDAS ATÉ 2015... A maioria das investigações são arquivadas pela corregedoria com pressuposto de que os policiais estavam agindo dentro da lei. A possibilidade deles terem usado uma forca desproporcional não é sequer apurada, por ninguém!!!

 UMA PALAVRA: CONIVÊNCIA! QUEM É CONIVENTE COM UM ASSASINATO TAMBÉM TEM SANGUE NAS MÃOS,RIGHT?!!!!


 EM CINCO ANOS A PM DE SÃO PAULO MATOU MAIS QUE TODAS AS POLICIAS DOS ESTADOS UNIDOS JUNTAS VALE FRISAR QUE A POPULACAO DO ESTADO DE SÃO PAULO É QUASE 8 VEZES MENOR que a do usa. O ESTADO REGISTROU 6,3% MAIS MORTES PELA MÃO DA POLICIA MILITAR DO QUE TODAS AS FORCAS POLICIAIS DOS ESTADOS UNIDOS ENTRE 2005 E 2009. 
A pm de São Paulo prendeu 348 pessoas para cada morte em confronto em 2008,A policia norte americana prendeu mais de 37.000 pessoas pra cada morte no mesmo ano segundo o relatório lançado em dezembro de 2009 pela ong “humans right watch”

 * A FORCA POLICIAL DOS USA É CONSIDERADA A TERCEIRA MAIS VIOLENTA DO MUNDO, MAIS é A POLICIA DO BRASIL, A QUE MAIS MATA.

  Racismo institucional

Os pms são profissionais mal pagos, mal treinados e mal instruídos. O racismo na policia é institucional por que não é o pm que te aborda em sí que é racista e sim a instituição a qual ele pertence, o que é muito maior. Na formação, discretamente eles são direcionados a ter como suspeito o jovem com as características do jovem negro favelado...o racismo é introjetado no policial militar, que as vezes é preto também e ironicamente alvo desse sistema. É assim que viramos alvo! esse tipo de racismo fica claro quando a policia produz resultados e abordagens diferentes pra cada classe social e raça. Numa das matérias que li, a pesquisadora frisa que numa entrevista que ela fez com os cops, a maioria das características que eles descrevem de um suspeito são associadas a racialidade.

O Brasil prende muito. Assim como a violência é seletiva, a Justiça também é e a impunidade é mais ainda. Desde a República Velha há o dizer: “Aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”. De certa maneira é isso o que acontece no sistema de justiça no Brasil. Como pode-se falar em impunidade se temos a quarta maior população prisional do mundo? É um espanto. Prende-se quem, por quê? Fonte: carta capital.

MAAQUIAGEM ESTATISTICA

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem sorte de não ser cria do Gepetto,se não ia tá com o nariz gigante! Na arte de empurrar as mortes causadas pelos pms pra debaixo do tapete ele é mestre! Os assassinatos cometidos pela policia militar como mágica, sumiram das estatísticas oficiais! Nenhuma das chacinas citadas nesse post em agosto em Osasco e Barueri e em setembro em carapicuiba constam no Diário oficial do governo do estado de são Paulo. Foram mais de 100 mortes apagadas graças a nova metodologia de cálculo da secretaria de segurança pública do governo do estado de São Paulo, o incrível novo cálculo exclui assassinatos "acidentais" ou dolosos em "legítima defesa" e de policiais em folga, considerando "intervenção policial". Olha... aja aspas!

Mas se você acha que a ousadia e cara de pau acaba por ai, calmô! Além de não publicar os dados, contrariando muito, mais muito a realidade, foi anunciada uma queda brutal de 96% no número de assassinatos em São Paulo... uma queda brutal e mentirosa.     
 
   No dia 28 de novembro de 2015,Wilton,20,Wesley,25, Roberto,16,Cleiton,18, e Carlos Eduardo de 16 anos foram alvejados com 81 tiros de fuzil e 30 de pistola em Costa barros,subúrbio do Rio de Janeiro.Eles estavam indo comemorar o primeiro sálario de Roberto como jovem aprendiz...





    acima,fotos do protesto contra o genocídio da juventude negra. fotos:vinicus gomes,fonte: guerrilha grr



111 TIROS, E SE FOSSE O SEU FILHO? 

 DIREITOS E DEVERES

Fizemos uma pesquisa e reunimos alguns direitos que a lei garante ao cidadão ao ser abordado e fatos que achamos importante salientar, como:

• Não é crime andar sem documento e é seu direito não ser conduzido a delegacia pelo simples fato de não estar portando documento.

• É seu direito não ter sua casa invadida indevidamente, sem sua autorização ou mandado judicial, com exceção se for pra prestar socorro, em caso de desastre ou se algum criminoso que estiver cometendo ou que acabou de cometer um delito entrar em sua casa... Com mandando eles só devem entrar durante o dia.

• É seu direito não ser submetido a abordagem e a revista na rua sem existências de suspeitas >FUNDAMENTADAS<. Art. 244 do CPP – A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

• SER TRATADO COM RESPEITO

• NÃO SER AGREDIDO VERBALMENTE

• NÃO SER COAGIDO A CONFESSAR A PRÁTICA DE UM CRIME • PERMENECER EM SILÊNCIO EM INTERROGATORIO

• De ser preso, apenas por ordem judicial ou flagrante delito;

• Ao ser preso, quando for entregue na Delegacia de Polícia realizar contato com advogado e/ou alguém da família

. • Ser revistado por Policiais Militares do mesmo sexo.(art. 249 do Código de Processo Penal)

• Acompanhar visualmente a revista realizada no seu veículo;

• Ao término da abordagem, você tem o direito de saber o motivo pelo qual foi abordado;

• Saber a identificação do Policial Militar, se assim desejar; MILITARES E RODOVIÁRIOS FEDERAIS CARREGAM O NOME NA FARDA,CIVIS E FEDERAIS ASSIM COMO QUALQUER OUTRO A A PAISANA IDENTIFICAM-SE COM A CARTEIRA FUNCIONAL. VOCÊ TEM O DIREITO DE SABER O NOME,A MATRICULA,LOTACAO,POSTP,GRADUACAO OU CARGO.

Reunimos também alguns de nossos deveres previstos por lei numa abordagem:

• Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco;

• Não discuta com o Policial Militar nem toque nele. Não faça ameaças (do tipo: “Você sabe com quem está falando?”)

• QUANDO DIRIGIR PORTAR A HABILITACAO O Policial Militar ao realizar uma abordagem sempre estará com a sua arma em punho (pronto para usá-la). É o procedimento correto.

 Caso você venha a ser vitima de violência pessoal e sobreviva não caindo nas estatísticas, é formalmente aconselhado que você vá numa corregedoria... O NOSSO CONSELHO? GRAVE,REGISTRE O QUE PUDER,USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR! NÃO FIQUE CALADO!


       Esperamos que vocês tenham gostado da primeira parte do nosso post...

com muito amor, Tasha e Tracie Okereke.

0 comentários:

Postar um comentário