Traduzir

Sobre o encontro na Farm!

Muitos de vocês,ou todos vocês sabem sobre o alvoroço no instagram da Farm (http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/foto-de-iemanja-branca-revolta-seguidores-da-grife-farm) ,e alguns sabem que toda essa discussão começou com um simples comentário e resposta meu de Juju Denden,amiga minha onde questionávamos a falta de representatividade da marca.Disso surgiram uma sucessão de comentários, mas eu me abstive de continuar na discussão, não por que quis, mas por que trabalho na empresa e isso talvez me trouxesse ''problemas'', afinal sou uma assalariadae vocês sabem como é.
   A nova coleção deles,por coincidência ou não é a ''Afro retrô'' onde eles usam african prints, referências negras, e negras!

  
 Na terça feira,dia 27, o Expensive $hit foi convidado para um encontro na fábrica da farm junto com Diane lima (NoBrasil) e Juliana Luna (Project Tribe) e várias outras garotas para abrir diálogo  no dia 30,para,uma conversa onde eles estariam abertos a ouvir o que temos pra falar... Como a fábrica fica no Rio de Janeiro convidamos para nos  representar Maíra Ororo (casa babilonia) que é fashion forecaster,produtora,costume designer e posso dizer com propriedade, preta até umas hooooooora!

http://casababilonia.tumblr.com/

Ela que foi íncrivel,abordou alguns assuntos na roda de conversa, entre eles, reforçamos pra ela alguns tópicos, e ela abordou a todos, sem massagem! Ficamos orgulhosíssimas por que venhamos e convenhamos, não é nada fácil não se intimidar ao ressaltar falhas de uma empresa na frente dos cabeças dela... Pensamos que toda e qualquer oportunidade que nos dão de falar,temos o papel de abraçar! Quando te passam o mic querido, você vira representante quer queira ou não! A nossa intenção é DENEGRIR!  (Obscurecer ou obscurecer-se; fazer ficar mais negro ou escuro.
Reduzir a transparência de;)
  Sem tirar o corpo fora, abordamos os seguintes tópicos:

. Inclusão não! fazer parte.

Nós não queremos um pequeno espaço, uma cota. Pra nos sentirmos representadas queremos fazer parte de fato. Estar presente nas coleções,sempre e normalmente,na mesma frequência que brancas e mestiças, e sem aquela parada de dar ênfase as negras que estão presentes nos editoriais como se fosse muito,como se existisse algum mérito.
 Não é mérito, é o mínimo. 
Uma marca que foca em ''brasilidades'' tem que levar em consideração que o Brasil e predominantemente negro,somos a história  passada e presente  dessa nação,então nada mas justo do que estarmos verdadeiramente integradas a marca.


Sobre o adoro farm e as suas dicas de beleza

Dicas de penteado,tutorias...nada disso eles tem pro nosso afro! Achamos importante termos espaço ai também, reforçando,sempre e normalmente, NÃO QUEREMOS EDIÇÕES ESPECIAIS!!! 
   É importante ter tudo aquilo que é pra nós,juntinho com o que é pra elas.







    E por fim pedimos pra ela citar a importância ao respeito a nossa negritude,religiões e raízes .
Achamos importantíssimo o cuidado ao usar qualquer símbolo nosso de luta, de fé e de orgulho...

Gostamos muito da atitude da Farm, a principal ferramenta é o diálogo, e fazemos das palavras de nossa amiga Juju Denden, as nossas:
'' Eu não quero que nenhum comércio, marca, local ou etc. deixem de existir.   Eu quero mesmo é que me REPRESENTEM, que me INCLUAM, que RESPEITEM minha história e minhas características: como MULHER NEGRA, como POVO PRETO.É que tem gente que se perde nos ideais, e nem sabe mais pelo que está brigando (no final das contas). Só reclama, não soluciona nada.'
(não que a posição e opinião dela sobre esse assunto em específico seja a mesma que a nossa)

'
     Podemos orgulhosamente dizer que fizemos a nossa parte como afro criadoras e ativistas!!
Agradecemos a Farm pelo respeito,  o espaço e pelo tratamento dado a nossa representante,e a Diane Lima pelo carinho e por ter lembrado de nós!


   Sabemos que esse não é o fim,mas já é um belo começo! O espaço foi cedido, falamos. Aguardamos os próximos capitulos... de punhos cerrados,como sempre.

Foto por Rox Shimura

  Obrigada pela atenção,
Tasha 
         & 
              Tracie Okereke.

0 comentários:

Postar um comentário