Traduzir

We came back for y'all!

Olha nóis outra vez!!!
 E que saudade sentimos!
Pedimos mais uma vez mil perdões, por não estarmos tão presentes quanto queriamos, estamos no corre! Sempre pelo Expensive $hit,estamos nos ausentando agora,para mais na frente termos a oportunidade de nos dedicarmos 100% nesse nosso sonho. Vai chegar!!
 Olha,nem vou esticar muito a nossa apresentação,por que o bagulho tá mil grau aqui, esse post já tá nervoso demais!!
 O importante é que

HOJE TEM!!
. Entrevista com a lindíssima Ciça Pereira, jovem mulher,pensadora e ativista!

. A história do cabelo de Bruna Venâncio,pra você se inspirar!
E É CLARO, O NOSSO EDITORIAL CASEIRO ZIKA!

.A linda, forte, imponente e significativa poesia de Akins Kinte sobre os nossos cabelos!
(punho cerrado!!! rs)
#ITFAVELA



Nesse primeiro look estamos apresentando um dos itens da lojinha EXPENSIVE $HIT que daqui a pouco vai estar na ativa! :*
    Essa camisa pesada!



Lembram dessa saia de veludo? que foi 28$ ?


@tracieokereke13




 Lembram desse Body que achamos em um brechó por 2 reais ?
E a famosa corrente de 3 reais que ja está fazendo aniversário rs

Bom, eu falei que a lojinha tá a milhão e vem muuuuita novidade por ai e cm muito bom preço, vamos vender peças personalizadas e exclusivas feitas por nós também!

Olha a Tasha (@tashaokereke) com um look da lojinha!



Jet na quebrada! 


Fazendo compras pra lojinha achamos essas duas peças! o vestido foi levemente ajustado.


Um salve pra quebrada! @romabaptista e @jaqueamelia, Z/N lovers !












  #LOWLOWFASHION #ITFAVELA



 Fashionista favelada...

fofoquinha: Nossa marca terá os 4 elementos do Hip Hop...


Esse colar/gargantilha  2 por 10? estorooooo muleque!
 


Adidas lovers ❤️
Blusa cortada descuidadamente, olha a Samba-canção ai!





Lembram dessa Blusa, que era bem de tiazinha? ela tinha umas três camadas de tecido, eu tirei e deixei só a primeira! Essa saia, 28$!



Tracie e Tasha, Tasha e Tracie.


É IT, MAS É FAVELA.





Aquele colar!

We got the shit you can't f*ck with.



Jaqueta customizada com tecido africano.




Quem disse que você tem que usar sutiã da cor da blusa quando for transparente? GET THE FUCK OUT THE BASIC ZONE.

TEXTURAS!



E quem foi que disse que o par de brincos tem que ser composto de brincos iguais?
FAZOQUEVOCÊQUISER!




"You a industry bitch, we are in tha streets, bitch!"

Ainda nem completou um ano desde que resolvi não usar mais o cabelo liso e estou finalmente me entendendo com a juba e bem feliz!



Detalhes... 
Essa roupa poderá ser sua!
















YASSSSS! SAMBA CANÇÃO PARÇA!











Y'all Should know our steelo.



Juju Denden e Dj Nyack ostentando beleza!
 @maedakima @djnyack

Taina Soriano killing num look todo Jeans <3
All Jeans Everything.




Olivia Souza @souzaoli veio buscando com esse look que é a nossa cara <3!

JOTA GHETTO @jotaghetto
Tina Dos Anjos, Brechó meu bem!


Brincos da nossa amiga Suyane Ynaya Ynaya, vai olhar a lojinha dela que só tem coisa linda!



Ela também tem um Projeto com a fotógrafa Catarina Martins super legal:
Catsu Street
www.facebook.com/pages/Catsu-street


                                                  CATSU STREET elas arrasam!



*


Bruna Venâncio, 18 anos, preta e linda contou um pouco da história do cabelo dela pra gente, e o que a influenciou a mudar o cabelo, como o mundo exterior influencia nossas vidas e auto estima principalmente quando muito novas, e como foi e está sendo o processo de voltar ao natural!


"Sempre tive o meu cabelo crespo. Mas, no inicio não gostava do jeito e o volume que ele ficava e como eu não tinha exemplos e nem muita convivência com pessoas do mesmo tipo de cabelo e frequentava uma escola onde só haviam brancos , obvio todos com o cabelo liso, quis alisar o meu para me igualar aos demais. É a questão da adequação, ou melhor uma inclusão de grupos socias, "Amigas com cabelo liso, quero que o meu cabelo fique liso também". Comecei a passar relaxamento no cabelo desde os meus 8 anos de idade até aos 16 anos, não satisfeita com os resultados passei a utilizar progressiva e outros produtos quimicos."



"Até que o meu cabelo não aguento mais nenhum tipo de química e começou a cair e parar de crescer."

"Foi depois deste "desastre" que eu decidi parar de passar qualquer química e usar ele natural. Só que a raiz cresceu. Desde então, passei pelo famoso processo de transição( período que você retira toda química do cabelo). Até que, por indicação da minha prima, comecei a usar os bicudinhos. Obtive um resultado gratificante mas,é muito cansativo e quebra um pouco os fios. Usei durante uns três meses."



" Não aguentei e fiz o BC (big chop).
E na moral, foi a melhor coisa que eu fiz, tive uma sensação de liberdade, sem contar que super melhorou a minha auto estima."

"Mas, como eu sempre gostei de estar mudando e sair desta mesmice, não contenta com o mini black power, decide colocar tranças. Quis dar uma diferenciada no visual. E novamente estou gratificada com elas. "



"E é isso, sei muito bem que o processo de transição é cansativo e rola um pouco de uma "depre", mas o resultado de tudo isso é satisfatório. E garanto que quem passar e fazer o BIG CHOP não vai se arrepender da decisão.
Cabelo cresce!"


Ao contrário do que vivem tentando nos convencer, nosso cabelo não é "ruim", "duro", "feio", "inapropriado" nosso natural é lindo, e quando uma criança não tem com quem se identificar ela se sente deslocada, diminuida, fora do "padrão", cabelo esta totalmente ligado a questões sociais também, se você analisar bem há uma ditadura até se o seu cabelo for enrolado... Ou não pode ter tanto volume, ou tem que ter os cachos definidos, tem um "limite de crespura" NÃO, NÃO!!! não se prenda a isso, todo natural é lindo, CABELO PRA CIMA SIM! se você quiser, SIM é lindo!
Como meu parceiro Jota Ghetto diz: você acha que o Elvis enchia o cabelo de gel, pra deixar pra cima... você acha que isso aconteceu porque? rs ele não se inspirou só na nossa música...
Hoje até quem tem cabelo liso faz trança, se insipira n estilo afropunk... e muita gente ta voltando a usar o cabelo natural, fico feliz porquê assim teremos uma próxima geração de crianças bem menos complexadas em relação ao cabelo.
Bom, mas pra que eu falar muito se esse poema existe?



Sem Palavras, máximo respeito.



A gente teve uma conversa bem interessante com a Ciça Pereira, uma mulher que além de linda, é super convicta de seus ideais.
Ciça Pereira veio pra escurecer os fatos, prestenção!


. Minha linda, queremos saber, em que condição a mulher negra Brasileira se encontra em 2014, na sua opinião. 

 As mulheres negras desde o momento em que foram sequestradas da África, carregam em si o carma da sexualização, da inação intelectual e da aptidão para os serviços domésticos e braçais; não que essa forma de trabalho seja ruim ou inferior, o problema é no modo em que essa associação foi feita, antes imposta pelo sistema escravista branco e hoje mal remunerada por socialmente ser considerada  uma área de trabalho menos digna. Atualmente a mulher negra Brasileira ainda carrega essas dores e esses estigmas. Somos sexualizadas em todas as mídias, nas ruas, no mercado de trabalho, dentro de nossas próprias casas; sofremos com a violencia doméstica, com os padrões de beleza, com os concursos de GLOBELEZA, com o Sexo e as NEGAS, além de todo o trauma psicossocial que nos acompanha. Somos vistas apenas como pedaços de carne, aliás como diz a música '' somos a carne mais barata do mercado'' e isso para além da mulher branca que também sofre com o machismo, porém ainda é vista como a princesa. Nós somos mulheres negras somos consideradas as MULAS da sociedade, nos chamam de MULATAS, abusam de nossos corpos e nos associam a animais de  carga. Somos nós que sofremos quando perdemos nossos filhos pela violência policial, quando deixamos nossos filhos de lado para cuidarmos dos filhos das sinhás modernas, perdemos nossos companheiros, somos vistas como segunda opção para os relacionamentos; além de todas as outras questões que nos agridem como a falta de representatividade e de afeto. Enfim, muitas são as nossas dores, e muitos são nossos desafios porém precisamos lembrar de onde viemos, de respeitar nossos ventres negros, viver por nós e pelas  nossas ancestrais que sobreviveram e nos garantiram a vida apesar todo o caos, e mantermos nossas cabeças erguidas, pois somos filhas de Nzinga, Alquatune, Dandara, Luiza Mahim entre todas as outras mulheres negras que a história invibilizou, somos guerreiras e isso jamais sairá de nós.






 . Quem são suas inpirações ? Como mulher e estéticamente falando...

"Todas as mulheres negras que convivo me inspiram, descendemos de Rainhas Africanas, só o fato de saber disso já me fortalece. A estética negra para mim é consequência de um empoderamento mental, se libertar das amarras, dos padrões de beleza, gostar de si mesma, para mim tudo reflete no corpo, pois corpo é templo e a estética é consequência de pensamento. Mas isso falando de uma estética verdadeira com identidade. Gosto muito de cores, de resgatar a África ancestral, de ler sobre as mulheres que viveram e vivem por lá; tudo isso empodera. Entre elas destaco Rainha Nzinga "(Poderosa rainha africana, Nzinga Mbandi que resistiu à invasão portuguesa.) 

 
. Você acha que a moda é importante na história de nós pretos? 

Não gosto muito da palavra moda, mas acredito que o modo de se vestir arremete muito sobre a identidade, a auto-afirmação e a resistência negra. Isso é muito importante, ver meninas negras utilizando camisetas com os símbolos de resistência, usando e abusando das cores, dos turbantes, dos tecidos africanos, da liberdade ao se vestir é muito gratificante. Porém, é necessário mais do que isso, a estética, ''a moda'', as roupas, tudo deve ser consequência de um empoderamento mental; entender o porque se usa e usar por conta disso, respeitar as origens e as raízes, isso é o mais importante. Ter consciência da significação de cada coisa. Utilizar esses símbolos como um AFRONTAMENTO é a chave para contrariar o ciclo de imposição eurocêntrico, os padrões de beleza e o ''tipo ideal'' de estética, e é isso que nos empodera, nos trás identidade e nos fortalece. Além do que símbolos negros como o Black Power, e a aceitação do cabelo crespo já nos trouxeram grandes mudanças nos paradigmas sociais.




Já que estamos falando sobre mulher negra, nada melhor do que um poema que escrevi sobre a libertação e a aceitação:

''E em um belo dia a preta resolveu se salvar...
Botou para fora o banzo, quebrou as correntes da mente, pois para fora os nós e as dores, amou-se crespa, amou-se preta...
Abriu o coração e fez dele morada de luz. Lembrou dos ancestrais que habitavam seu corpo, seu ori, seus sonhos e fez deles existência...
Aceitou-se rainha, viveu por ela e pelos seus''' 

Ciça Pereira






Visitem o TUMBLR da Ciça: 

pretafror.tumblr.com

Livros indicados pela Ciça :

Pele Negra e mascaras brancas - Fanon 

Nos Becos da Memória -  Conceição Evaristo 

Pretextos de Mulheres Negras  - organizado por Elizandra Souza, Carmen Faustino


Músicas:
Judy Mowatt - Black Woman



Chiwoniso - rebel woman


Sa-Roc - Queen's Philosophy









 Expensives do nosso coração! queremos mais uma vez agradecê-los e dizer que é muito importante o feedback e o amor que sempre recebemos!

AAAAAH! PRESTEM ATENÇÃO QUE ALGUMAS DESSAS PEÇAS LOGO ESTARÃO A 

VENDA JUNTAMENTE COM OUTRAS PEÇAS! A LOJINHA TA EM ATIVIDADE!!!!!

E não podemos deixar de enfatizar que o nosso objetivo é sempre mudar ou tocar a vida 

de cada um de vocês na mesma proporção que vocês vem mudando a nossa! muito 

obrigada pela credibilidade, mais uma vez! vAI LÁ NO Tumblr PORQUE TEM MIIIIIIIIIIIIIIL FOTOS QUE NÃO TEM AQUI! TA BOMBANDO! hahaha

Não se esqueçam, de curtir nossa Página : www.facebook.com/EXPENSIVESHITT

Seguir no Instagram: @Expensiveshitt 

e visitar nosso TUMBLR: http://expensive-shitt.tumblr.com/

Mais uma vez,muito obrigada!

Tasha&Tracie Okereke.












0 comentários:

Postar um comentário